O Evangelho de Lucas
Lucas 10: 21-24
Normalmente estudamos o que o
Evangelho nos diz, edificando-nos com suas mensagens. Neste artigo, vamos
além: iremos ver como é a estrutura do livro e vamos conhecer também seu
autor. Ao afirmar que “Lucas escreveu”, não estamos nos esquecendo de que sua
obra só foi possível por causa da inspiração do Espírito Santo do Senhor.
Lucas é o autor do terceiro
Evangelho e do livro de Atos, At. 1:1-5. Os dois livros mostram uma
similaridade de estilo. O escritor foi um companheiro de viagem de Paulo, At.
16: 10-17. E os dois documentos são
dirigidos à mesma pessoa: Teófilo. O evangelho de Lucas foi escrito por volta
do ano 60 d.C.
I - QUEM FOI LUCAS
Homem crente, cheio do
Espírito do Senhor, com ampla visão da necessidade da obra, Lucas empregou
seus dons ligados à palavra escrita para proclamar o que sabia a respeito de
Jesus Cristo. Ele fora evangelista, pastor e chamado de “médico amado”:
1)
O médico amado -
Esse é o tratamento afetivo que lhe dispensa Paulo em Cl. 4:14. Seus pais
eram de origem grega. Lucas não fora discípulo de Jesus, em seu ministério.
Provavelmente converteu-se com a pregação de Paulo. Por ter amplo vocabulário
e dom da comunicação, ao escrever o terceiro Evangelho e Atos, Lucas
oferece-nos maior quantidade de informações históricas do que qualquer outro
autor do Novo Testamento.
2)
Evangelista e pastor -
Lucas foi companheiro nas viagens missionárias do apóstolo Paulo,
permanecendo com ele até sua morte, Cl. 4:14; II Tm. 4:11 e Fm. 24. Lucas
ficou em Filipos, na segunda viagem missionária de Paulo, a fim de ajudar a
estabilizar a nova igreja ali, At. 16: 40; 17: 1.
II - ASPECTOS BÁSICOS DO LIVRO
a)
A chave do livro de Lucas - O
autor diz, na introdução, 1: 1-4, que muitos contemporâneos haviam
empreendido a mesma tarefa, o que nos leva a concluir que:
q
havia, ao tempo
do escritor, várias obras que continham relatos de partes da vida e obra de
Jesus;
q
os autores
dessas narrações tinham tentado um arranjo sistemático das fontes
disponíveis, 1: 1;
q
estes fatos eram
bem conhecidos no mundo cristão;
q
o autor
sentia-se tão bem informado e capaz como os outros para escrever sua própria
narrativa;
q
dirigia sua obra
a uma pessoa de alta categoria, a quem trata de “excelentíssimo”. Teófilo
provavelmente havia sido informado oralmente a respeito de Cristo, mas
precisava de mais conhecimentos que o firmassem e o convencessem da verdade.
b) Parábolas. Das 35 parábolas registradas
no NT, 19 são encontradas no Evangelho de Lucas, entre elas: a da figueira
estéril, 13; a da grande ceia, da dracma perdida, 15; do administrador
infiel, 16; do fariseu e do publicano, 18.
c) A linguagem
- O
Evangelho de Lucas é o mais literário de todos. Contém no início quatro belos
hinos: o cântico de Maria, 1:46-55,
quando foi visitar Isabel; o cântico
de Zacarias, uma palavra profética do pai de João Batista, 1:67-79; o cântico dos anjos, 2:14, quando Jesus
nasceu e o cântico de Simeão, em 2:28-32, ao tomar o menino Jesus nos braços.
d)
A paixão do Salvador, 18: 31-23: 56 - É interessante observar como Lucas, ao relatar
os dias finais de Jesus, dá um toque característico de linguagem à última
ceia, ao aviso de Jesus a Pedro, ao episódio de suor com sangue, à disposição
dos acontecimentos em casa de Caifás, ao comparecimento de Jesus perante
Herodes, ao discurso de Jesus às mulheres de Jerusalém, 23:27-31, ao ladrão
arrependido, sem alterar a sua marcha nem o seu significado. As simpatias e
os sofrimentos humanos foram postos em relevo por Lucas, ao mostrar como o
Filho do Homem sofria na cruz em obediência ao Pai.
e)
Ao relatar a ressurreição do Salvador, 24:1-53, Lucas o faz de uma forma
nova e diferente. A realidade é a mesma dos demais evangelhos, porém a forma
como relata a aparição do Cristo ressurreto aos discípulos no caminho de
Emaús elimina qualquer dúvida que, porventura, o leitor possa ter quanto ao
fato. A inesperada e convencedora manifestação da presença viva de Jesus, sua
interpretação das Escrituras e a convicção espiritual que se apossou deles,
quando Ele lhes falava, constituía evidência incontestável de que alguma
coisa de novo havia acontecido na terra.
III - ENSINOS QUE SE DESTACAM NESTE
EVANGELHO
O propósito de Lucas ao
escrever para os gregos era o de alcançar a maioria dos convertidos através
da pregação de Paulo, At. 11:20-21. As pessoas educadas nessa cultura
costumavam glorificar a sabedoria, a beleza e o homem ideal. Quando o
evangelho começou a circular, puderam conhecer mais claramente a mensagem
universal de Jesus, que assim pode ser resumida:
a)
Oferta universal de salvação - Jesus
é o perfeito Deus-Homem que oferece a salvação a todas as nações, Lc. 2:
29-32. É uma oferta universal, pois para Ele não há judeu, nem gentio, nem
grego, nem bárbaro, nem escravo, nem livre. Sua obra é uma interpretação viva
e completa daquele que tem poder para redimir o homem em qualquer lugar e em
qualquer tempo.
b)
Redentor e salvador -
Lucas descreve Cristo como redentor de todos os que crêem, oferecendo perdão
e salvação independentemente do privilégio de uma raça particular ou nação, a
saber: aos samaritanos, 9: 51-56; 10: 30-37; aos pagãos, 2: 32; 3: 6; 4:
25-27; aos judeus, 1: 33; 2: 10; aos publicanos, pecadores e desterrados, 3:
12; 5: 27-32; 7: 37-50; ao povo de modo geral, 7: 36; 11: 37; 14: 1; aos
pobres, 1: 53; 2: 7; 6: 20; 7: 22; aos ricos, 19: 2; 23: 50; a mulheres e a
homens.
c)
A doutrina do Espírito Santo -
Lucas dá especial atenção à doutrina do Espírito Santo, mais que Mateus e
Marcos juntos. Ele nos informa que todos os principais personagens do
Evangelho tinham o poder do Espírito Santo para a obra: João Batista, 1: 15;
Maria, 1: 35; Isabel 1: 41; Zacarias, 1: 67; Simeão, 2: 25, 26, e o próprio
Jesus 4: 1.
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