quinta-feira, 20 de outubro de 2022

APRENDENDO COM JÓ (PARTE 14)

 

APRENDENDO COM JÓ

 

Possivelmente, um dos homens que mais sofreu na Terra. A história de Jó é muito linda, mas também muito difícil.

Deus permitiu que ele perdesse tudo, simplesmente tudo, porque o diabo foi lá diante de seu trono para dizer que era fácil Jó ser fiel a Deus, afinal, tinha tudo e nada lhe faltava. Desafiou dizendo que se Deus tirasse tudo dele, Jó então renunciaria a Deus.

 O Senhor já conhecia o coração de Jó e sabia até onde ele poderia suportar tais provações. Para mostrar ao inimigo que aqueles não eram os motivos pelos quais Jó amava a Deus sobre todas as coisas, deu liberdade para que satanás o tentasse na Terra.

Entretanto, disse que ele poderia tocar até na carne de Jó, mas não em sua alma, pois ela a pertencia.

A partir desse momento, uma séries de verdadeiras desgraças se sucedem contra Jó e sua família. Ele perde suas terras, sua riqueza, seus filhos… tudo. Ainda por cima adoece de lepra, uma doença muito dolorosa e complicada para ser tratada naqueles tempos.

Ao invés de se rebelar contra Deus, Jó pergunta o que ele fez de errado. Seu coração era tão puro que ele tinha certeza de sua culpa diante de toda aquela provação.

Até mesmo sua esposa acaba virando as costas para Deus e a ele dizendo “Deixe de ser teimoso em sua lealdade homem! Isso não vai resolver nada, amaldiçoa logo a Deus e morre!”. Sua resposta? “Mulher! Tu falas como uma insensata. Porventura receberemos de Deus apenas o bem que desejamos e não também o infortúnio que Ele nos permite?” – Jó 2:9

A segunda glória de Jó

Jó aguentou toda a sua provação acreditando que em algum momento aquilo ia acabar. No fim das contas, Deus lhe restitui tudo o que lhe foi tirado, mostra para satanás o quanto ele estava errado sobre Jó e ainda promete uma segunda glória maior do que a primeira, ou seja, daquele momento em diante, tudo seria ainda melhor do que quando Deus permitiu na primeira vez.

Aqui a gente vê o maior exemplo de fé e perseverança em Deus. Jó perdeu tudo! Ele viu tudo escapar por entre os seus dedos sem que ele pudesse fazer nada e ainda, sem sequer entender o porquê daquilo estar acontecendo.

No entanto, ao invés de se revoltar contra Deus, pelo contrário, ele buscou mais a Deus. Tentou se aproximar ainda mais do criador a fim de buscar sua paz de espírito novamente. Demorou, ele chorou e sofreu muito, mas quando alcançou, foi algo muito melhor do que ele jamais poderia esperar.

Ou seja, devemos sempre esperar em Deus e fazer nossa parte perseverando na fé. Ele nunca vai nos desapontar, mesmo que a gente nunca entenda o motivo de passarmos as provações que passamos.

Jó é mais um personagem importante da nossa amada Bíblia Sagrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...