sábado, 18 de janeiro de 2014

APRENDENDO COM JÓ (PARTE 3)


A PROVAÇÃO E A TENTAÇÃO

No primeiro capítulo do livro de Jó nas Escrituras Sagradas, há uma conversa sinistra e muito interessante, entre Deus e Satanás, parece um roteiro de filme de terror.

E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
(Jó 1:6)

Deus faz uma reunião com os anjos e de repente aparece Satanás no meio. 

Não se sabe se ele foi convidado, mas, Deus age de forma educada e gentil, ainda bem que não está escrito que Deus o cumprimenta e diz se está tudo bem. 

Deus apenas lhe dirige a palavra de forma rápida:

Deus apenas pergunta: "De onde vens"

Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. (Jó 1:7)

Ora, bolas, Deus sendo Onipresente, Onisciente e Onipotente, não precisaria perguntar onde Satanás estava.

Mas o que prevalece é a educação, a gentileza, o fino trato e bondade de Deus até para o pior adversário dos seres humanos.

Satanás poderia ter sido irônico e dizer: "Tu nãos sabes, ó Deus poderoso, que a terra é meu playground, é lá que me divirto, eu estou sempre lá matando, roubando e destruindo". 

Satanás economizou nas palavras

Deus foi logo declarando seu orgulho para um cara gente boa chamado Jó, sujeito bacana, ponta firme, obediente e íntegro nos caminhos do Senhor. Era só elogios:

E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? 

Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. 
(Jó 1:8).

Jó foi flagrado pelo Senhor como um homem que se desvia do mal e dificilmente cairia numa tentação

Quando há provação ela é seguida de uma tentação. Ninguém está imune a tentações, elas vem sempre em nossa direção. Como detê-las? 

Muitos preferem enfrenta-las, outros dizem que "vale a pena cair em tentação"

Porque caímos em tentação?

Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. (Tiago 1:14)

Somos a consequência de nossos pensamentos. Todo dia decidimos o que fazer, através dos nossos muitos pensamentos. 

O que aparece na nossa frente é sempre para nos provar e tentar, tudo acontece primeiro na forma dos pensamentos

Quando alguma tentação determina tramar a queda de alguém, esta mesma tentação só pode trabalhar dentro dos limites estabelecidos por Deus

1 Coríntios 10:13 diz - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.


Deus nos dá o escape, a nossa consciência consegue refletir sobre o que é bom ou prejudicial, mas na maioria das vezes somos vencidos pelos nossos desejos, por isso caímos na tentação

O Apóstolo Paulo não prometeu uma vida livre de tentações, nem mesmo Jesus quando disse que no mundo teremos aflições, mas que Deus manteria os cristãos mais chegados, aqueles que não sentem mais prazer no pecado, nos seus limites e sempre forneceria um escape para que seus servos pudessem continuar resistindo


Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4:7)


A cena inicial no livro de Jô, começa no reino espiritual e se desenrola no campo físico.

A cena que testemunhamos no livro de Jó é típica do que acontece quando um espírito caído deseja "peneirar" um cristão, filho de Deus

A conversa mais esquisita da Bíblia, realmente parecia um cenário de um filme de terror. 


Deus chama Satanás para uma conversa particular e mostra todos os detalhes da vida de Jó

Daqui pra frente Satanás começa bolar seu plano de tentar a vida de Jó de todas as maneiras

Satanás disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.  (Jó 1:6-11)

Quando está tudo bem, as tentações chegam de forma sutil para nos tirar a paz, e quando tudo está mal, o que fazer?

Outra história onde outro cristão também é peneirado pelo inimigo é quando José e a mulher de Potifar seu patrão, se encontram sozinhos na mesma casa.

Aqui temos o quadro inverso, uma mesma situação de provas, só temos o quadro físico do que ocorreu, mas o que aconteceu no reino espiritual antes desse incidente? 


Será que não poderia ter sido a mesma coisa que aconteceu com Jó?

Posso imaginar facilmente a serpente mais uma vez deslizando para a sala do trono de Deus dizendo.

"Porventura teme José a Deus debalde? Porventura não o cercaste tu de bens a ele, e a casa onde ele trabalha, não prosperastes o seu esforço e a tudo quanto tem? 


A obra de suas mãos abençoastes e suas posses estão aumentando na terra. Mas permita-me lançá-lo na prisão, e ele certamente, blasfemará de Ti na tua Face"

Suspeito que uma conversa assim aconteceu de fato antes das provas e tentações que José passou, tanto ele como Jó.


Ambos, estavam em situações parecidas, abençoados por Deus, porém sendo testados, e venceram suas duras provas, porque se mantiveram firmes nos propósitos do Senhor, firmes na obediência, fidelidade e benção da permanência

Consequentemente, a tentação que uma pessoa enfrenta, não importa qual seja, deve primeiro ser liberada pelo Senhor...


O resto é com a gente, nós decidimos enfrentar as decisões ou achar que vale a pena cair em tentação, sabendo que o resultado dos pensamentos são consequências que devemos administrar, cada um sabe a dor que existe em seu coração




Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...