segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

APRENDENDO COM JOSÉ (PARTE 10)



Espera com paciência no Senhor! (GENESIS 39)
E José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá. E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão (Gênesis 39:1-3
Os irmãos de José por inveja dá um sumiço nele. A situação de José era a de um escravo, vendido para os egípcios.
Logo no primeiro capítulo, vemos José sendo vendido para Potifar, um comandante da guarda de alto nível de Faraó. Ele supervisionava os guardas das prisões e era o responsável por fazer cumprir as sentenças e as execuções ordenadas pelo Faraó.
Mesmo em um local distante e cercado de desconhecidos, o Senhor jamais abandonou José (não é maravilhoso perceber que da mesma forma, o Senhor nunca desvia Seus olhos de nós?) e ele se torna muito bem sucedido em tudo que coloca suas mãos.
Potifar seu patrão e dono logo percebeu a dedicação de José e fez dele o seu ajudante particular, confiando-lhe sua casa e tudo que lhe pertencia. Vemos aqui a mão de Deus invertendo a situação!
Porém nem tudo foi mar de rosas... pela aparência e simpatia de José, a esposa de seu dono começou a cobiçá-lo, porém José permanece fiel e recusa-se a sucumbir a um prazer que desonraria o seu Deus.
Tal mulher então o denuncia. Será que Deus resolveu abandonar José por algumas horinhas? Como toda aquela situação se inverteu tão inesperadamente? Cadê o Deus que estava sempre com José no versículo 2?
Mesmo na cadeia, o Senhor o tranquiliza e demonstra que Ele está por perto, tornando a situação suportável. Ali mesmo, dentro do cativeiro, o Senhor demonstra sua bondade.
Um grande plano estava traçado, muito embora José não podia vê-lo concretizado em sua posição de prisioneiro.
José mostrou-se capaz de resistir firmemente e esperar pela benção do Senhor.
Podemos fazer várias relações desta história com nossa própria vida. Talvez exista alguma tentação lhe atraindo no momento, uma chance ou oportunidade que lhe parece perfeita aos seus olhos e lhe trará satisfação imediata!
Pense nisso! Será que ceder a tal oportunidade não desonraria ao Senhor e impediria um plano maior que Ele tem traçado para a sua vida?

Faça como José aguente firme e espere pela benção de Deus. Não se distraia dos seus sonhos, não se venda, não se corrompa, permaneça fiel a Deus, porque ele é contigo onde fores e recompensa os justos na hora certa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JABES

  APRENDENDO COM JABES O m enino  p rodígio da  g enealogia!   Alguém já disse certa vez que existe muito pouca diferença entre as pessoas –...