domingo, 12 de janeiro de 2014

APRENDENDO COM PEDRO (PARTE 1)




Pedro era um discípulo ambicioso. Pedro traiu Jesus de maneira tão rápida. Até as pessoas que lêem a Bíblia como obra literária(e não como a palavra fiel de Deus) conhecem o fracasso de Pedro.

E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente  
(Lucas 22:61-62

A maioria das pessoas considera a lealdade muito importante. Pedro era um dos discípulos mais chegados de Jesus.

Pedro era ativo e zeloso, firme e intransigente, e Cristo viu nele um elemento útil para sua obra. Pedro não podia suportar ver seu Mestre, que ele acreditava ser o Filho de Deus, fazendo o papel de um servo... Veja as palavras de Jesus em direção a Pedro: "Se Eu te não lavar, não tens parte comigo".

Pedro subjugou seu orgulho e vontade própria, não podia suportar a idéia de separar-se de Cristo, ser fiel a ele até a morte. Mas, não foi o que aconteceu.

Quando Jesus foi preso, interrogado e crucificado, Pedro negou que o conhecia, com medo da morte, Pedro preferiu deixar seu melhor amigo sem sua proteção.

Pedro chorou amargamente, porque sabia que havia pecado, traiu seu mestre, não pode fazer nada. Ele confiava em sua lealdade, mas quando chegou o primeiro teste real, Pedro falhou.

Pedro nunca havia planejado isso, Pedro foi sincero em seus sentimentos. Pedro negou Jesus em um momento de medo. Pedro ainda tinha um temperamento impulsivo e agiu como um covarde, mas depois se arrependeu e seguiu sua vida dedicada aos ensinamentos de Jesus.

Jesus sabia que Pedro não aguentaria a pressão do momento, antes de ser preso, orou para fortalecer a fé de Pedro:

Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.
E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte. Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces.  (Lucas 22:32-34)


A queda de Pedro não foi súbita, nem inesperada. A auto-confiança própria de Pedro o levou a crer que não podia afastar-se de Jesus por nada.

A confiança própria é perigosa para um cristão, não podemos mascarar nossos sentimentos, fingir que podemos todas as coisas, e estamos bem em todas as situações, há momentos que falhamos, somos impotentes, ilimitados e não podemos salvar a nós mesmos. 

Pedro entrou pelo caminho da confiança própria, até que esta o levou a negar o seu Senhor 

Depois desta dolorida experiência Pedro se tornou um apóstolo de confiança, um forte líder da primeira igreja cristã, e escritor que deixou um testemunho nas escrituras que ecoa pelos séculos desde aquele tempo.

O arrependimento de Pedro foi sincero, ele negou Jesus no momento de maior necessidade e humilhação de Cristo, mas, posteriormente, ele se arrependeu e foi reconvertido. Seu arrependimento mostrou que o Espírito Santo podia trabalhar livremente em seu coração e mudá-lo.

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. (Salmos 51:17)  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...