sexta-feira, 15 de maio de 2015

APRENDENDO COM ELCANA (PARTE 1)



APRENDENDO COM ELCANA (PARTE 1)

Quem era Elcana? Como era esse homem, que tinha duas mulheres, que não se davam tão bem, chamado Elcana?

Naquela época era permitido o homem ter mais que uma esposa, não era a vontade de Deus, porém, o povo do Oriente Médio seguia este costume 

Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu. E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.
Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao Senhor dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli. (1 Samuel 1:1-3)


Elcana era um homem temente a Deus, anualmente fazia sacríficios e atos de adoração ao Senhor

Elcana tinha o hábito da oração e de fazer continuamente todos os anos sacríficios a Deus

E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas. Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre. E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre. (1 Samuel 1:4-6)

Elcana amava suas esposas e filhos. Elcana tinha mais estima por Ana, tanto que a agradava mais que Penina, porém, Ana era estéril e infeliz

Elcana teve que lidar com conflitos no lar, Penina excessivamente provocava Ana por não ter filhos, a iritação era frequente. 

Eu imagino Elcana tendo que pacificar a relação constantemente. O lar não era tão sossegado, porém, Elcana permanecia firme nos caminhos do Senhor

Elcana nesta sina de duas mulheres briguentas para cuidar, cumpria fielmente seus votos a Deus

Tanto Ana como Penina eram acostumadas a ir até o tabernáculo adorar a Deus junto com Elcana, bem cedo, de madrugada

Apesar de tantos sofrimentos e humilhações Ana consegue após muito tempo uma resposta de Deus através de suas orações.

Ana consegue finalmente ter um filho da relação com Elcana, cessando assim as humilhações no lar. 

Samuel, nasce e se torna o grande profeta de Israel, deixando Elcana orgulhoso 


E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. E subiu aquele homem Elcana com toda a sua casa, a oferecer ao Senhor o sacrifício anual e a cumprir o seu voto. (1 Samuel 1:19-21)

Elcana era homem de Deus, compreensivo e amoroso. Elcana observava fielmente todas as ordenanças de Deus

Sempre com sua família, apesar das complicações e discussões das duas mulheres, Elcana manteve firme a sua postura de um bom marido

Quando Ana consagrou seu filho Samuel a Deus, Elcana concordou em tudo

Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre. E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer aos teus olhos; fica até que o desmames; então somente confirme o Senhor a sua palavra. Assim ficou a mulher, e deu leite a seu filho, até que o desmamou.  (1 Samuel 1:22,23)

Se o Senhor estava neste negócio, Elcana jamais poderia interferir. Ana tinha prometido que entregaria Samuel para servir o Senhor para sempre.  

Ela registra sua oração agradecendo a Deus:

E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR. Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito. 
(1 Samuel 1:26,27)

Elcana deixou tudo nas mãos de Deus. O importante agora, era agradecer ao Senhor pelo filho que Ana tanto queria e pelo fim das irritações no lar.

Ana e Penina não tinha mais o que discutir, ambas tinham filhos. Valeu o tempo de espera, valeu as orações e a persistência de Elcana, levar as duas esposas consigo para a casa do Senhor todos os anos

Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança. (1 Samuel 2:1-3)

Faça como Elcana, mesmo com tantos conflitos familiares, permaneça com a sua família na casa do Senhor. 

Elcana foi abençoado uma vez mais, porque Ana além de Samuel teve mais 5 filhos. A felicidade do casal foi completa

E Eli abençoava a Elcana e a sua mulher, e dizia: O Senhor te dê descendência desta mulher, pela petição que fez ao Senhor. E voltavam para o seu lugar. Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor. (1 Samuel 2:20,21)

Crê no Senhor e será abençoada toda sua família! Nunca desista, mesmo em meio a conflitos, discussões e disputas no lar

***



3 comentários:

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...