sexta-feira, 1 de maio de 2015

APRENDENDO COM EVA (PARTE 3)



A TENTAÇÃO DE EVA E A TENTAÇÃO DE CRISTO

Eva foi tentada a desobedecer uma ordem de Deus. Eva falhou, não tinha conhecimento da morte. O que era morrer?

Adão e Eva só foi saber o que era morte, quando viu seu filho Abel, morto esticado ao chão, quando Caim lhe deu uma paulada na cabeça.

Abel não mais respirava, não tinha movimento, tudo se acabou. Neste momento Adão e Eva souberam oque era morte, até então, ninguém havia morrido para eles terem uma experiência com a morte 

Mas, antes disso, Deus tinha dado uma ordem:

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis 2:17)

Eva recebeu a ordem, mas no caminho observou a árvore do conhecimento e foi seduzida pelos seus 5 sentidos, Viu a árvore (*visão), ouviu a serpente dizer: "certamente não morrerás" - (*audição), lembrou-se sobre oque Deus disse,  mesmo assim desejou o fruto, pegou na mão (*tato), o cheirou, era muito agradável o aroma da fruta (* olfato) , mordeu e gostou (* paladar) , o gosto era muito bom e finalmente desobedeceu a Deus

Fraqueza humana. Eva sucumbiu a sua fraqueza. Afinal, o que era morrer? A serpente a enganou:

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? (Gênesis 3:1)

A serpente até lembrou Eva sobre a ordem de Deus, mas, toda tentação tem o poder de fazer a gente arriscar, o que é difícil e proibido é mais gostoso, diz um ditado popular

Eva não foi justa com Deus, resolveu experimentar o pecado. Em outras palavras a serpente poderia ter dito: Que morrer, que nada! você nem sabe o que isso! Se você comer o fruto proibido, vai ser inteligente, vai ser como Deus, vai saber tudo, o que é certo e errado, vai realmente conhecer o bem e o mal

Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. (Gênesis 3:4-6)

O fato da Lei não ter produzido a justiça, não era falha dela, mas da nossa fraqueza humana. Deus sabe disso, e tem compaixão de nós (Salmo 103.13,14), mas nossa fraqueza não serve de desculpa.

Eva sucumbiu diante do pecado, transgrediu a lei de Deus e resolveu viver na pecaminosidade

Deus, portanto, enviou Jesus na semelhança da carne pecaminosa (como homem genuíno, mas sem pecado), como oferta pelo pecado. 

Como homem, sem usar nenhum dos seus poderes divinos, Jesus derrotou a tentação nas mesmas circunstâncias em que Eva fracassou e todos nós caímos (a concupiscência (*desejo) da carne, dos olhos e a soberba da vida, os mesmos desejos e tendências que caracterizam o mundo: (1 João 2.16).

No deserto, quando foi tentado, ele soube dominar seu espírito, seus 5 sentidos não vacilaram. 

E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. (Lucas 4:3)

O diabo ofereceu pedra como se fosse pão, ele muito cansado, escutou o diabo em suas costas (* audição) ele viu as pedras (*visão), estava com fome (*paladar), mas nem pegou a pedra mão (*tato), para sentir o cheiro de pão fresco (*olfato) 

Jesus estava treinando seu espírito, para não cair em tentação, justamente nas áreas que Eva caiu

Com isso, Ele condenou o pecado na carne, ou seja: Ele demonstrou que pecamos, não porque somos obrigados a pecar, mas porque optamos pelo pecado e desconsideramos a ajuda que nos é oferecida, mediante a Palavra e o Espírito Santo. 

Realmente somos culpados. 

Mas Ele removeu a nossa culpa por seu sacrifício no Calvário (Romanos 8.3). Ao andarmos no Espírito, compartilhamos dos resultados da sua vitória, e praticamos as coisas boas que a Lei realmente desejava (Romanos 8.4).


Gálatas também ressaltou o andar no Espírito e pelo Espírito. Romanos acrescenta que isso envolve uma disposição mental, a orientação certa dos nossos pensamentos e alvos. 

A pessoa "segundo a carne" vive na dimensão da carne e vê tudo do ponto de vista dos desejos e impulsos carnais. (Ver Mateus 5.28; 6.19-21,31,32). 

Mas os que vivem pelo Espírito e no Espírito olham tudo do ponto de vista do Espírito. Este alguém dirigido pelo Espírito controla bem seus 5 sentidos para não cair em tentação

Assim, a pessoa foge do pecado, e tem uma vida saudável, glorifica a Cristo, vive como Cristo,  que dirige nossas aspirações e nossos esforços em direção às coisas celestiais, às coisas de Deus (Mateus 6.33; Colossenses 3.1,2)

Vimos a diferença, Eva se sujeitou aos desejos da carne, Jesus nos ensinou a controlar o espírito, controlando os 5 sentidos, para não sermos envolvidos facilmente nas ciladas do diabo

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...