sexta-feira, 11 de setembro de 2015

APRENDENDO COM FILIPE (PARTE 1)

APRENDENDO COM FILIPE

Ele foi um homem comum, que não hesitou em colocar sua ignorância espiritual diante do Senhor Jesus

Entre os apóstolos, não vemos a Bíblia citar tanto o nome de Filipe assim como os de Pedro e João, por exemplo. No entanto, podemos aprender bastante com ele, principalmente porque é a expressão de muitos recém-convertidos.
Filipe era da mesma cidade de André e Pedro, Betsaida. Um dia Jesus foi para a Galileia, onde o encontrou. No mesmo instante, o Senhor disse:“Segue-me.” (João 1.43) Sem titubear, sem questionar ou duvidar, Filipe passou a seguir a Cristo a partir daquele momento. Então, como um novo convertido, ele começou a evangelizar e a falar categoricamente de Jesus (leia João 1.43-46).
Assim também acontece no começo da fé, quando estamos no primeiro amor. Assim que recebemos o chamado de Cristo, a primeira coisa que fazemos é chamar outras pessoas para compartilhar da mesma fé.
Contudo, por ainda não ter recebido o Espírito Santo, Filipe era um homem comum, que mesmo estando ao lado do Senhor Jesus não conseguia perceber que Ele era o Filho de Deus. Foi então que, ao pedir a Jesus para que lhe mostrasse o Pai, provocou a Sua revolta: “Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não Me tens conhecido? Quem Me vê a Mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? (...) Crede-Me que estou no Pai, e o Pai, em Mim; crede ao menos por causa das Minhas obras.” João 14.9;11
Sinceridade
Apesar da repreensão, Filipe não receou em mostrar sua ignorância espiritual a Jesus. Assim como a pessoa que passa a conhecer a Deus e, como criança, revela sua pureza espiritual, Filipe foi sincero em assumir o que pensava e ao colocar sua pequenez diante dEle.
Portanto, devido a essa sinceridade, mesmo sendo repreendido, o apóstolo foi recompensado pelo Senhor Jesus: “E tudo quanto pedirdes em Meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se Me pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu o farei.” João 14.13,14
O que aprendemos com esse apóstolo é que antes de ter um encontro com Deus, Filipe foi comum, assim como acontece conosco quando recebemos o chamado da conversão. Tal qual ele, somos pessoas comuns, naturais, que demoramos a enxergar a manifestação de Jesus, principalmente quando a fé não está sendo usada.
Quem nunca pediu a Deus para que se mostrasse, como fez Filipe? “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.” João 14.8
No entanto, sem ele perceber, e talvez nós mesmos, Jesus sempre esteve (e está) ao nosso lado. O que Jesus queria é que a fé fosse manifestada, mesmo que fosse por causa das obras que realizava.
Talvez, o que falte para uma mudança de vida seja a manifestação da fé. Se o Pai está ao nosso lado constantemente, o que falta para O enxergarmos?
Se a nossa fé estiver viva, não apenas o veremos ao nosso lado, na nossa vida e nas nossas obras, como também tudo o que pedirmos em Seu nome Ele nos concederá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...