sábado, 7 de novembro de 2015

APRENDENDO COM PAULO (PARTE 19)



O EVANGELHO DOS ÚLTIMOS TEMPOS!

Uma advertência do apóstolo Paulo aos Gálatas diz:

Admira-me que tão depressa estejais passando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho; o qual não é outro, mas alguns que vos inquietam, e querem transtornar o evangelho de Cristo. (Gl 1;6.7).

Paulo está tratando com os irmãos da Igreja de Gálatas sobre questões de mudança nos padrões do Evangelho de Cristo. Ele se diz admirado pelo comportamento daqueles irmãos que tão rápido mudaram suas maneiras de pensar, aqueles irmãos parecem ter trocado a graça de Deus por outro “evangelho”. Paulo fica perplexo diante daqueles irmãos. 

Os Gálatas deixaram os ensinamentos de Jesus Cristo e se enveredaram por outro tipo de ensinamento que era totalmente contrário aos de Cristo. Paulo dá uma repreensão um pouco branda, mas não deixa de expressar a sua indignação contra os falsos apóstolos que estavam ensinando heresias aos crentes de Gálatas. Aqueles irmãos estavam quase beirando a uma apostasia, Paulo tenta incutir em suas mentes que tal comportamento era perigoso e também uma ingratidão com o próprio Jesus que os libertou da escravidão da lei do pecado. 

Os falsos apóstolos causaram uma confusão doutrinária naqueles irmãos, eles apresentaram um falso evangelho e também geraram dúvidas quanto ao verdadeiro evangelho de Cristo. Devemos observar com cuidado quando alguém que não tem compromisso com as verdades de Deus, quiser nos persuadir com certos ensinos.  "Falsos Apóstolos" Veja em Apocalipse 2:2a.

Paulo ainda reforça o seguinte: O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam, e querem transtornar o evangelho de Cristo.

Já perceberam que nestes tempos de tantas balburdias de “novos ensinos” que estão surgindo, têm muita gente deixando suas Igrejas, seus cargos eclesiásticos, líderes entregando suas células porque sopraram em seus ouvidos outro tipo de doutrina? 

Estamos vivendo dias difíceis com o aparecimento de homens que sem compromisso com a palavra de Deus estão enchendo as mentes de algumas pessoas que antes eram ativas e colaboradoras na obra de Deus, mas que agora já não sabem o que querem, são levadas por todo o tipo de doutrina como diz a bíblia. Isso tem causado perplexidade no meio do povo de Deus.

Têm muitos tentando justificar seus erros ou enganos acusando seus pastores de não lhes dá a devida atenção, mas não querem abraçar o verdadeiro evangelho de Cristo. Paulo disse que existem pessoas causando esse tipo de confusão na mente dos filhos de Deus, ficam jogando cisco no ouvido do povo com certas “doutrinas”. Admiro-me que tão depressa (...), uma mudança rápida de raciocínio estava levando os irmãos da Igreja de Gálatas a tomarem novos rumos e desprezando o verdadeiro ensino que Paulo lhes havia pregado, eles foram movidos por outro tipo de “cristianismo”, e isso causou grande surpresa no Apóstolo Paulo. 

A bíblia nos adverte que nos últimos tempos, muitos apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrina de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentira e tem cauterizada a própria consciência. (I Tm 4:1,2).

E será que já estamos vivendo esses últimos tempos que Paulo disse? Como saber se estamos vivenciando com essas falsas doutrinas?

Outra advertência de Paulo está na Carta aos Tessalonicenses, veja o que ele diz: Ora, irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e á nossa reunião com ele, rogamo-vos que não vos demovais facilmente do vosso modo de pensar... 2 Ts 2:1-20.

Essa é outra preocupação de Paulo, que os irmãos daquela Igreja. Seus pensamentos deveriam continuar firmes nos ensinamentos recebidos.

Veja que no versículo 3, ele reforça e diz: Ninguém de maneira alguma vos engane,  pois isto não acontecerá sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição.

Não consigo entender que pessoas que se dizem “firmadas” na palavra, estejam dando ouvidos a ventos de doutrinas; e com isso, fazem uma confusão em suas mentes e na mente dos outros tentando dissuadi-los de sua verdadeira fé em Cristo.

Jesus no Evangelho de João capítulo 15: 2,3 diz: Todo o ramo em mim que não dá fruto ele o corta, e todo o ramo que produz fruto ele o poda, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos tenho falado.

O que não produz fruto será cortado e lançado fora, mas o que produz, recebe o trato especial para continuar frutificando. Isso implica em dizer que: devemos continuar produzindo e não dando ouvidos a outra forma de produzir. (Outras doutrinas).

E quando Jesus diz que o ramo que frutificava deveria ser podado, é porque ele quase foi contaminado por aquele que não produzia e tentou interromper o novo período de produção. 

Tem muitos tentando atrapalhar o desenvolvimento de muitos irmãos dentro da casa de Deus com certas idéias! Para se conhecer tal pessoa, é só olhar o grau de insatisfação dela para com a liderança, com os trabalhos que estão sendo desenvolvidos para o crescimento da obra de Deus. Essas pessoas estão sempre se opondo as ordens da liderança e do Pastor da igreja. 

Não aceitam mais ficarem debaixo da cobertura pastoral, elas se sentem incomodadas com tudo aquilo que lhes é imposto; tem que ser do jeito que elas querem, até a mensagem do pastor deve estar sendo sempre direcionada ao seu modo de viver, o pastor jamais poderá pregar algo que vá feri-la, caso contrário, desaparecem da Igreja e ficam aguardando o pastor telefonar ou até mesmo ir buscá-lo em sua casa, ainda esperando um pedido de desculpas (?).

Algumas igrejas estão trocando o verdadeiro ensino de Jesus em troca de coisas terrenas, estão ensinando mais sobre valores materiais e se esquecem de preparar suas Igrejas para se encontrar com o Senhor Jesus Cristo, esses “Líderes” parecem estar anestesiados que ainda não se deram conta que a volta de Jesus está se aproximando, e ao invés de pregar sobre a mensagens parousia de Jesus, ficam mercadejando o evangelho de Deus com propostas de coisas materiais. 

Com isso levam muitos a empreenderem uma corrida acirrada por bens matérias desprezando assim os valores eternos, alguns nem sabem o que é a Mansão Celestial, pois estão visualizando uma “Mansão terrena”, um melhor carro do ano, não que isso seja pecado, todos quantos vivem em plena obediência com Deus, podem gozar de grandes bênçãos, mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas.(Mt 6:33).

O apresentador Silvio Santos em seu programa gosta de fazer isso, ele sempre tem algo dentro de seu “Baú da Felicidade” e muitos vão em busca de ganhar algum tipo de prêmio. Paulo diz diferente: Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Fp 3:14).

Muitos  hoje estão sendo levados por ensinamentos contrários a palavra de Deus, vão a igreja pensando no que o pastor vai sortear no púlpito, ficam na expectativa de serem contemplados com algum bem material, mas não buscam o espiritual, cantam, pulam e dançam no inicio do culto, mas antes mesmo do pastor terminar sua mensagem, já estão esquentando o motor de seus carros para irem embora sem antes receber a bênção apostólica.

Admira-me que tão depressa estejais passando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho. Quem trocaria Jesus por bens materiais?

O joio tem a função de prejudicar o trigo, ele está sempre por perto e em dado momento se houver descuido, o trigo será atacado pelo joio. Mas onde está o veneno do joio? O campo é o mundo, mas também pode ser representado pelo nosso psicológico quando atacado pelo veneno do joio. O joio é uma erva venenosa que no inicio se parece com o trigo e se prolifera rápido.  

Estamos “passando dias, meses e anos, e nestas passagens é fácil notar o surgimento de várias “igrejas” seitas e outras coisas mais, falando ou pregando um falso evangelho dos últimos tempos. Devemos ficar atentos, pois Jesus nos advertiu que iriam aparecer muitos pregando a palavra do reino e operando sinais e milagres e que se possível for, até os escolhidos serão enganados.

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. (Mt 7:15). Se não tivermos o devido cuidado, e uma boa percepção, seremos com certeza enganados por eles.
Por isso devemos saber permanecer firmes na doutrina que recebemos e aprendemos, pois Satanás quer confundir a mente de muitos com seus falsos ensinamentos. Veja o que diz Hebreus 12:15Tende cuidado que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. 

Esse é o cuidado que devemos ter quando somos inquietados ou molestados por falsos ensinos que venham gerar dúvidas dentro de nós, e essas dúvidas acabe nos fazendo retroceder em tudo o que nos foi ensinado desde a convivência com nossos pais e com os líderes na Igreja onde crescemos. 

Essa raiz de amargura é perigosa, pois poderá ser transmitida á outros, pois ela gera um tipo de contaminação e poderá levar outros a apostatar da fé. Privar os outros da graça de Deus com falsos ensinos, é extremamente perigoso, pois a pessoa fica ali encolhida, fica desnorteada diante daquilo que estão tentando lhe ensinar e fazê-la mudar seu ponto de vista com relação a graça imerecida de Deus por nós!

Observação: Nós é que escolhemos onde queremos passar a Eternidade: No céu ou no Inferno!


escrito por Mardoqueo Santiago de Araujo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...