quarta-feira, 28 de abril de 2021

APRENDENDO COM ESAÚ E JACÓ

 

ESAÚ MAU E NEGLIGENTE, JACÓ BOM E DISCIPLINADO  

E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó. E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.
Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.

Gênesis 25:27-34

 

ESAÚ – vivia de prazeres momentâneos, inconsequente, promiscuo, profano, aventureiro, imprudente, indisciplinado, relaxado com as promessas, negligente, amaldiçoado

JACÓ – Vivia de planejamentos, simples, prudente, disciplinado, sensível a voz de Deus, persistente, perseverante nas promessas, abençoado

ESAU NÃO HONRAVA PAI E MÃE

Ora, sendo Esaú da idade de quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu. E estas foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito.

Gênesis 26:34,35 

 

Honrar pai e mãe, tudo vai bem, e Deus prolongará nossos dias na terra

Um dos Dez Mandamentos é honrar o pai e a mãe. Mas o que significa honrar? 

Honrar é mostrar respeito. Em criança, isso significa obedecer os pais. Em adulto, significa ouvir e respeitar os conselhos dos pais. Quando os pais estão idosos, significa cuidar deles e ajudá-los.

Honrar o pai e a mãe é um ato de amor. Os pais ajudam os filhos a crescer e ensinam coisas muito importantes para que tenham uma vida longa. Os filhos que honram os pais e ouvem seus conselhos poderão evitar muitos erros. Cuidar dos pais no fim da vida é uma forma de mostrar apreço por tudo.

 

Honrar Pai e Mãe na Bíblia

 

"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá.       Êxodo 20:12

 

ESAU NÃO ERA HOMEM DE PALAVRA, NÃO CUMPRIA NENHUM TRATO E NÃO ERA SINCERO DIANTE DOS HOMENS

E aconteceu que, como Isaque envelheceu, e os seus olhos se escureceram, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe: Meu filho. E ele lhe disse: Eis-me aqui. E ele disse: Eis que já agora estou velho, e não sei o dia da minha morte; Agora, pois, toma as tuas armas, a tua aljava e o teu arco, e sai ao campo, e apanha para mim alguma caça. E faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-mo, para que eu coma; para que minha alma te abençoe, antes que morra.

Gênesis 27:1-4

Como Deus pode abençoar alguém assim?  Alguém que não cumpre com suas palavras? Ainda por cima quer tirar vantagens  da situação que dias antes desprezou

Dizem que Jacó tirou vantagens de seu irmão? Jacó estava de olho nas bençãos do futuro e não queria desprezar nada, muitos menos de tudo que vinha de Deus na parte espiritual

Vemos aqui que Esau além de não se importar com as coisas de Deus e nem com seu futuro, só quis tirar vantagens terrenas

É por isso que Deus se aborreceu com Esaú e permitiu que o plano de Jacó desse mais certo, pois o coração de Jacó lhe agradava

 

E Rebeca escutou quando Isaque falava ao seu filho Esaú. E foi Esaú ao campo para apanhar a caça que havia de trazer.
Então falou Rebeca a Jacó seu filho, dizendo: Eis que tenho ouvido o teu pai que falava com Esaú teu irmão, dizendo: Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe diante da face do Senhor, antes da minha morte.
Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te mando: Vai agora ao rebanho, e traze-me de lá dois bons cabritos, e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta; E levá-lo-ás a teu pai, para que o coma; para que te abençoe antes da sua morte. Então disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú meu irmão é homem cabeludo, e eu homem liso; Porventura me apalpará o meu pai, e serei aos seus olhos como enganador; assim trarei eu sobre mim maldição, e não bênção.

Gênesis 27:5-12    

Nessa conversa ,vemos que Jacó queria ser ABENÇOADO, jamais ele permitiria que a maldição chegasse até ele, por isso calculava e planejava seus passos de forma prudente e sensata

Jacó deve ter pensado, meu irmão não foi homem de palavra, não assumiu para o meu pai, que ele desprezou a benção da primogenitura e passou pra mim, agora tenho que enganar meu pai por causa disso

Que situação que ficou o nosso amigo Jacó, homem bom e disciplinado

 

E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traze-mos.

Gênesis 27:13 

Sua mãe Rebecca assume o risco de qualquer maldição, mas ela tinha uma palavra de Deus, antes dos filhos nascerem, Deus falou que o mais velho serviria a menor, portanto, ela estava simplemente seguindo uma direção de Deus, era no momento a única alternativa a ser feita

Rebecca sentiu que o homem certo para usufruir as benção de Deus era Jacó, com seu coração mais centrado nas coisas espirituais 

Assim se cumpre em Jacó as bênçãos de Deus :

 E disse-lhe Isaque seu pai: Ora chega-te, e beija-me, filho meu. E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou; Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto.
Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem. E aconteceu que, acabando Isaque de abençoar a Jacó, apenas Jacó acabava de sair da presença de Isaque seu pai, veio Esaú, seu irmão, da sua caça;

Gênesis 27:26-30 

ESAÚ NEGLIGENTE

O negligente fica sem as bênçãos de Deus,  acusa todo mundo por sua imprudência e falta de disciplina, a culpa nunca é dele e ainda por cima fica com ódio, amargura e raiva no coração com quem é disciplinado

Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai. E ele disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção. Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou? A minha primogenitura me tomou, e eis que agora me tomou a minha bênção. E perguntou: Não reservaste, pois, para mim nenhuma bênção?
Então respondeu Isaque a Esaú dizendo: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido; que te farei, pois, agora, meu filho?
E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou.
Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus.
E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.
E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão.

Gênesis 27:34-41  

 

JACÓ COMEÇA A PLANEJAR SUA VIDA ESPIRITUAL

E foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; e ela mandou chamar a Jacó, seu filho menor, e disse-lhe: Eis que Esaú teu irmão se consola a teu respeito, propondo matar-te. Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz, e levanta-te; acolhe-te a Labão meu irmão, em Harã, E mora com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão; Até que se desvie de ti a ira de teu irmão, e se esqueça do que lhe fizeste; então mandarei trazer-te de lá; por que seria eu desfilhada também de vós ambos num mesmo dia? E disse Rebeca a Isaque: Enfadada estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mulher das filhas de Hete, como estas são, das filhas desta terra, para que me servirá a vida?

Gênesis 27:42-46  

A partir desta situação Jacó começa a traçar uma vida planejada para ser realmente uma benção nas mãos de Deus

- Jacó planeja escapar da fúria do seu irmão

- Jacó investe tempo com Deus

- Jacó planeja dar o dizimo

- Jacó planeja um bom casamento com Raquel

- Jacó planeja escapar do seu sogro explorador

- Jacó planeja voltar pra sua terra

- Jacó busca intimidade com Deus e luta por sua vida  

 

O NEGLIGENTE E INCONSEQUENTE ESAÚ

- Além de casar com mulheres pagãs desonrando seus pais

- desobedecia os pais, era promiscuo e aventureiro, sem nenhuma preocupação com o futuro

- Vai viver em terras montanhosas e inférteis

- Da sua descendência nascem os edomitas, por um tempo servem ao povo de Deus, mas se tornam inimigos valentes e corajosos, maldosos e malfeitores

 - Por fim, aborrecem tanto a Deus, que são exterminados da face da terra

- Muitas profecias estão na Bíblia contra os edomitas

 

                OS DESCENDENTES DE JACÓ  

Sobre Jacó, seu caminho foi abençoado, em tudo ele obedeceu seus pais e procurou fazer a vontade de Deus

E Isaque chamou a Jacó, e abençoou-o, e ordenou-lhe, e disse-lhe: Não tomes mulher de entre as filhas de Canaã;
Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe;
E Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos;
E te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que em herança possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão.

Gênesis 28:1-4

Sobre Esaú continuou sendo mau e negligente, não obedecia seus pais e continuava a se prostituir com mulheres pagãs

Vendo, pois, Esaú que Isaque abençoara a Jacó, e o enviara a Padã-Arã, para tomar mulher dali para si, e que, abençoando-o, lhe ordenara, dizendo: Não tomes mulher das filhas de Canaã; E que Jacó obedecera a seu pai e a sua mãe, e se fora a Padã-Arã;
Vendo também Esaú que as filhas de Canaã eram más aos olhos de Isaque seu pai,
Foi Esaú a Ismael, e tomou para si por mulher, além das suas mulheres, a Maalate filha de Ismael, filho de Abraão, irmã de Nebaiote.  
Gênesis 28:6-9

Quem continua negligente, continua fazendo tudo contrário a vontade de Deus  

Deus não confirma os passos de alguém mau e negligente

Deus confirma os passos de  Jacó

Deus confirma os passos de um homem bom e disciplinado 

E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.
Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia. E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus. Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela. E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz. E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;
E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus;
E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

Gênesis 28:12-22

 

Quanto aos descendentes de Jacó, todos foram abençoados, por causa do planejamento espiritual deste homem, pela obediência, disciplina e prudencia de Jacó, Deus formou um povo através dos filhos dele, e por causa da promessa de Deus, também somos abençoados através de Jacó como seu povo e filhos de Deus

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...