terça-feira, 20 de abril de 2021

APRENDENDO COM EZEQUIAS

 

A DISCIPLINA DE EZEQUIAS 

Na Bíblia há um exemplo bem claro de uma vida que recebeu uma ordem específica de Deus em direção à disciplina. Ezequias foi o rei de Judá que restabeleceu o culto ao Senhor, reparou o templo, conclamou os levitas e os sacerdotes à consagração e tirou toda a imundícia que se encontrava dentro do santuário, isto é, as imagens de outros deuses e restabeleceu o ministério da casa do Senhor (II Cr 29). O resultado de toda essa disposição de Ezequias em buscar o caminho do Senhor resume-se no verso 26 de II Crônicas 30: "Houve grande alegria em Jerusalém, pois desde os dias de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, não tinha havido coisa semelhante em Jerusalém".

Todo o povo se beneficiou da disciplina e persistência de Ezequias: "ordenou ao povo que desse a parte dos sacerdotes e levitas... (II Cr 30:4) e desde que o povo começou a trazer suas ofertas à casa do Senhor, tem havido o que comer e de que se fartar, e ainda há sobra em abundância, porque o Senhor abençoou ao seu povo"(II Crôn 30:10).

No entanto, quanto mais se busca ao Senhor, mais se cresce e mais se requer de nós. E assim também não foi diferente para Ezequias. Uma grande árvore cresce para cima e aprofunda suas raízes para baixo, para poder se sustentar.

Considerando que tudo se encontrava na "perfeita paz", de repente o rei Ezequias viu-se sitiado por Senaqueribe, rei dos assírios, que procurava incitar o povo de Judá dizendo que o Deus de Israel era igual a todos os outros deuses e que como outras nações não puderam se fazer contra ele, baseados em seus deuses, Judá também seria derrotada (II Crôn 32: 17-19).

Ezequias e Isaías oram e clamam ao Senhor, que envia um anjo ao acampamento assírio e mata a todos os soldados de Senaqueribe. Este foge e ao chegar na casa de seu deus os próprios filhos o matam. Que livramento do Senhor! Que castigo merecido àqueles que afrontam ao Deus vivo!

Nem tudo são flores. Toda a prosperidade e riqueza adquiridas por Ezequias sobem-lhe ao coração, gerando-lhe orgulho e soberba. Ezequias adoece.

Através de Isaías o Senhor traz-lhe uma palavra profética: "Põe a tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás"(II Rs 20:1). Entristecido, Ezequias suplica ao Senhor pelo contrário, lembrando-lhe que O havia servido com integridade de coração e que havia feito o que era reto aos Seus olhos.

Ezequias não percebeu a profundidade da Palavra do Senhor: "põe a tua casa em ordem", indicando-lhe o que devia fazer em primeiro lugar.

Pela grandeza de Sua misericórdia o Senhor volta a palavra a Isaías e determina ao profeta que consolasse o rei, dizendo que suas orações foram ouvidas, ele seria curado e ainda teria 15 anos de vida.

Ora Ezequias, curado, não colocou a sua casa em ordem e as consequências foram vistas no reinado de seu filho Manassés que cometeu as piores abominações até então não cometidas pelo povo de Deus.

Qualidade de vida. Fomos chamados à salvação. Fomos preparados para ser um povo bem disposto ao Senhor.

O exemplo de Ezequias é bem pertinente em nossos dias. Através de uma vontade persistente, aquele jovem rei de 25 anos imprimiu a si próprio e ao povo de Judá uma disciplina espiritual capaz de restabelecer o culto a Deus e restaurar o templo à importância da nação de Israel.

A qualidade de vida espiritual está intimamente ligada ao preço que se paga por ela. Maior preço maior qualidade, mais vida. Menor preço, vida acomodada, infrutífera, morna...

A palavra de Deus hoje para a Igreja é a mesma dada ao povo de Israel antes da posse da terra prometida: "Se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e de O servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, as primeiras e as últimas, para que recolhais o vosso trigo, o vosso vinho e o vosso azeite. Darei erva nos vossos campos ao vosso gado e comereis e vos fartarei"(Dt 11:13-15).

Que promessa! Quem está disposto a buscar e receber estas bençãos? Quem está disponível a ser um povo bem disposto ao Senhor? Quem quer largar as migalhas e provar do pão dos filhos? Quem quer colocar a sua casa em ordem neste dia?

Possa o Senhor Deus operar magnificamente em nossos corações.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JABES

  APRENDENDO COM JABES O m enino  p rodígio da  g enealogia!   Alguém já disse certa vez que existe muito pouca diferença entre as pessoas –...