quarta-feira, 6 de outubro de 2021

APRENDENDO COM PAULO (PARTE 54)

 

Obreiro Aprovado

 

"Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Tm 2:15)

Este texto escrito pelo apóstolo Paulo pra seu fiel discípulo Timóteo, tem me ensinado muito ao longo dos anos. Com ele aprendi que para ser aprovado, é preciso ser obreiro, estar envolvido na obra, e mais do que simplesmente isso, é preciso não ter do que se envergonhar. 

Manejar bem a palavra da verdade vem logo a seguir, mas sem sombra de dúvida não vem em último lugar, apenas caracteriza o obreiro.

Procurar, neste texto, significar "manter esforço para alcançar um objetivo", nada tendo a ver com alguma busca frenética ou sem sentido. Ao contrário, a clareza do alvo faz parte do sucesso. 

Apresentar-se a Deus é coisa muito fora de moda hoje, em que temos igrejas locais frias e lideranças indiferentes. Não que todas o sejam, mas creio que hoje, mais do que nunca, isso se torna realidade, devido ao tamanho das cidades, ao ritmo acelerado da vida, a tecnologia de transportes e comunicações; tudo coisas que até alguns séculos nem se sonhava ser possível.

Mas a maior lição que tiro deste texto está na expressão "não tem de que se envergonhar". 

Compreendo o real sentido desta expressão quando penso em um dos meus filhos se apresentando diante de mim para confessar alguma travessura, na qual foi surpreendido pela mãe. É desta vergonha que este texto fala. 

Da vergonha de se apresentar diante de um Pai (sem comparação comigo, Santo e perfeito), sentindo vergonha pelo que fez, ou em muitos casos, pelo que deixou de fazer. Especialmente vergonhoso quando deixamos de fazer coisas que já estamos quase carecas de saber que devemos fazer, e tanto pior se forem coisas simples, fáceis e grátis. 

Fico especialmente envergonhado quando me apresento ao Pai sem ter orado o suficiente, sem ter lido a Palavra o suficiente, ou mesmo sem ter me concentrado em ouvir Sua Voz...

Manejar bem a palavra da verdade vai muito além de saber textos decorados, rigorosamente endereçados, com livro, capítulo e versículo igualmente decorados. Vai muito além de uma elaborada teologia teórica, que pode explicar cada passagem das escrituras racionalmente, tanto mediante a fé como mediante a ciência. 

Vai além de um bom conhecimento das línguas originais, que permite interpretações profundas, largas e extensas, tanto quanto se possa alcançar. Manejar bem a palavra da verdade inclui fazer uso prático dela, colocar na vida pessoal e dos irmãos, cumprindo o que ela prescreve, e buscando expansão permanente das práticas. Todas as demais coisas mencionadas tem seu valor, mas à luz de uma vida de prática, desmoronam.

Se todo conhecimento servir para permitir uma prática melhor, mais autêntica, constante, amorosa e exemplar, tenho certeza de que isso tornará qualquer mortal pecador em um obreiro aprovado. Vai se envergonhar de que, se tiver uma vida dessas?

Oração: "Pai querido, não quero mais sentir vergonha ao me apresentar diante de ti. Mostra-me o que devo fazer para ser aprovado."

 

3 comentários:

  1. Caríssimo Paulo Cezar Gomes de Souza, Shalom Adonai

    Teu trabalho edificou muitíssimo minha vida.

    Que DEUS (HASHEM) abençoe rica e abundantemente tua vida.

    Atenciosamente em CRISTO JESUS

    Raul de Oliveira
    rauldeoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir

APRENDENDO COM JABES

  APRENDENDO COM JABES O m enino  p rodígio da  g enealogia!   Alguém já disse certa vez que existe muito pouca diferença entre as pessoas –...