segunda-feira, 4 de outubro de 2021

APRENDENDO COM ANANIAS E SAFIRA

APRENDENDO COM ANANIAS E SAFIRA  

 

Ananias e Safira ficaram conhecidos na história bíblica não por causa de seus acertos, mas sim por causa dos erros que lhe custaram a vida de uma forma trágica: eles foram fulminados pelo Senhor.

Neste estudo bíblico, minha intenção é analisar com você os 

fatores que fizeram com que isso acontecesse à suas vidas. 

Então aperte os cintos e “BORA”!

1. Mentiram ao Espírito Santo

O primeiro fato que é que eles mentiram ao Espírito Santo, como mostra Atos 5:1-4. Ananias e Safira viram os outros cristãos vendendo suas propriedades e bens, e entregando ofertas generosas aos pés dos Apóstolos (Atos 2, 3 e 4). Nessa época a igreja crescia, prosperava e ninguém tinha falta de coisa alguma.

Era comum naqueles dias que eles vendessem suas propriedades e bens e ofertassem. Ananias e Safira vendo que “todo mundo” estava fazendo isso, quiseram fazer também a fim de participar do grupo.

No entanto, foram fazer com a motivação errada! 

Eles venderam a propriedade e pegaram uma parte do dinheiro e entregaram aos pés dos Apóstolos. O problema é que eles disseram ter entregue o valor total, quando na verdade retiveram parte dele. Mentindo a Deus e ao Espírito Santo.

Na ânsia de fazer parte de algum grupo ou celebração, Ananias pensou que poderia mentir aos homens de Deus. E, isso não pode ser feito. Nós não podemos mentir a Deus.

O problema é que quando encaramos o cristianismo com base em um aparência nos revestimos de uma “carcaça”, mas interiormente não somos aquilo. Quando fazemos isso, cometemos o mesmo erro que este casal.

O Senhor Deus não tolera tal atitude. Muitos se perguntam porque nos nossos dias Deus não continua fulminando pessoas, não faz isso na igreja? Eu acredito que ele continua fazendo, porém, de outras formas. 

O Senhor Deus é soberano, onisciente. Ele continua agindo dentro da sua igreja. Sempre que as regras são infringidas nesse aspecto, acredito que o Senhor toma providências. Então, o primeiro grande erro de Ananias e Safira foi mentir ao Espírito Santo.

2. Receberam juízo de morte

O segundo fato sobre a vida de Ananias e Safira é que eles receberam juízo de morte (Atos 5:5-6). Deus é o autor da vida, assim como é O executor da morte, nada foge ao seu controle.

E aqui, mentindo a um homem de Deus, na igreja de Deus, o Espírito Santo fulminou  Ananias. Isso acontece ainda hoje, acredito eu. Muitas pessoas acreditam que isso não acontece, mas acredito que sim. 

Servimos a um Deus zeloso, que tem cuidado com o Seu povo, com a Sua casa, que zela pelo seu nome. Vemos a indignação do Senhor Jesus quando viu os cambistas vendiam no templo e estavam transformando a Casa dEle em um lugar de comércio, profanando-a.

Nós vemos que Deus não tem tolerância com relação a essas coisas. Quando a Casa dEle é profanada, Ele realmente toma providências com relação às pessoas que as estão profanando. Pode levar tempo, um mês ou 10 anos, mas é certo que a providência virá.

3. Safira consentiu com o erro

O terceiro fato é que Safira mulher de Ananias consentiu com o erro (Atos 5:7-10). Eles entraram em acordo para dizer um valor falso quanto a venda da propriedade.

O que eles não perceberam é que isso não faria a menor diferença para Deus, porque Deus não se importa com quantidade. 

O que importa para o Senhor é a qualidade da oferta. O apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios diz que Deus tem prazer naquele que oferta com alegria.

Ananias e Safira deveriam ter ofertado com sinceridade, mas a aparência deles, o engano, o pensamento de querer enganar os homens de Deus e o próprio Deus fez com que eles caíssem nesse pecado. 

E, Safira ao invés de agir como Abigail que foi lá e consertou o erro de Nabal, um erro que provocaria a morte de todos os homens da sua casa inclusive a deles.

Safira consentiu com o erro do marido!

Enquanto Abigail se posicionou de forma humilde e graciosa diante de Davi fazendo com que a ira dele fosse aplacada e poupando a vida dos homens da sua família.

Safira consentiu com erro de Ananias, naquele conluio de pecado e isso resultou na morte do seu marido e também na sua. As mulheres têm um poder de promover o equilíbrio no lar, na família.

Mulher se você vê o seu marido cometendo um erro, com atitudes que o levarão a morte ou a sua família ter prejuízo, corrija-o! Com oração, santificação, tudo isso por meio da palavra de Deus. 

Peça oração, ajuda a outras pessoas, mas não consinta com erro dele, porque se não, pode morrer ele e você.

Morrer aqui não apenas no sentido literal, mas, financeiramente, espiritualmente, emocionalmente ou morrer o lar, a família ser destruída. Então, vários aspectos da morte devem ser consideradas aqui no caso de Ananias e Safira.

4. Ananias e Safira e o temor da igreja

O quarto fato sobre Ananias e Safira é que o temor de Deus se apoderou da igreja  (Atos 5:11).  Deus muitas vezes intervém de forma enérgica sobre a igreja e seu povo para gerar temor.

Para mostrar a igreja que Ele é o Senhor, que cuida do seu povo e é Soberano. Para mostrar a igreja que somos propriedade sua.

É fato que muitas vezes as pessoas dizem: “Ah, isso não foi Deus. Foi coincidência. Foi a natureza mesmo. Sempre aconteceu!”

Muitas vezes a insensibilidade espiritual e a dureza do coração leva as pessoas a negarem que foi o Senhor quem fez, por mais que elas percebam que foi Ele que fez.

Mas o que quero que você tenha em mente é que aquele fato fez com que a igreja temesse. Eu e você precisamos temer!

O temor do Senhor deve estar no nosso coração porque nós servimos a um Deus que intervém e que tem zelo por sua casa. Não podemos cometer o mesmo erro de Ananias e Safira.

Devemos ser sinceros diante do Senhor! 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...