quinta-feira, 24 de julho de 2014

APRENDENDO COM ACÃ



PECADO OCULTO E SUAS CONSEQUENCIAS

A história de Acã é contatada em Josué 7 e se refere à época da conquista da Terra Prometida.

O Livro de Josué conta que Deus não ajudou o povo numa conquista porque entre os hebreus fora cometido um pecado oculto.
Deus então pediu a Josué que descobrisse quem cometeu o pecado e que essa pessoa fosse condenada, para purificar o povo.
Depois disso Deus voltaria a ajudar o povo. Depois de uma pesquisa, descobriu-se que o pecador tinha sido Acã. Assim ele conta o pecado:
"Verdadeiramente, fui eu que pequei contra Iahweh, Deus de Israel, e eis o que fiz: Vi entre os despojos um belo manto de Senaar e duzentos siclos de prata e uma barra de outro pesando cinquenta siclos; cobicei-os e os tomei. Estão escondidos na terra, no meio da minha tenda,, e a prata está embaixo"
 (Josué 7,20-21).

Depois dessa confissão, "todo Israel" tomou a inteira família de Acã e aquilo que tinha pego entre os despojos e "o apedrejou e os queimou e os coriu de pedras" (Josué 7,24).
Acã pecou, e todo mundo absorveu as consequências, inclusive seus familiares. Deus chamou a atenção de Acã para se arrepender

O pecado de Acã tem a ver com o Anátema (em hebraico 'herem'). Todo pecado traz consequencias a muita gente, não pense que só você vai ser punido, quem estiver ao seu lado, sua familia também sofrerá duras penas...
Através desse preceito o povo de Israel se comprometia a renunciar a toda presa de guerra: os homens e animais são mortos, os objetos preciosos pertenceriam ao santuário.
Esse regra pertence à noção de guerra santa: é Deus que conduz o povo, é Deus que faz a guerra.
A origem desse mandamento se encontra em Deuteronômio 7: "Quando teu Deus te houver introduzido na terra em que estás entrando para possuí-la, e expulsado nações mais numerosas do que tu (...) tu as derrotarás e as sacrificarás como anátema. Não farás aliança com elas e não as tratarás com piedade"
 (Deuteronômio 7,1-2. Veja também Deuteronômio 20,13 seguintes e 1Samuel 15,3).
É dentro desse contexto que precisamos ler a história de Acã, que cometeu o pecado de ter tomado bens que pertenciam à cidade de Jericó, depois que ela foi conquistada (Josué 6).

Essa página da Bíblia é muito dura para nós hoje. 
Temos na mente a imagem de Cristo, o pai misericordioso, bondoso, que acolhe, perdoa, de braços abertos, o filho que volta à casa, faz isso sim, desde que se arrependa e não volte mais a pecar.
Essa é a mensagem cristã que deve ficar. Pecados ocultos atrapalham muito a vida de quem quer servir a Deus de coração.
A passagem bíblica, apenas mencionada, faz parte da história e orientou Israel na formação da sua consciência moral, da ética religiosa. 

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...