terça-feira, 15 de julho de 2014

APRENDENDO COM LÓ (PARTE 2)



A MULHER DE LÓ

Ló era sobrinho de Abraão e o acompanhou, quando saiu de Ur dos caldeus (Gênesis 11:26-31; 12:5; 13:5). 

Os rebanhos dos dois aumentaram tanto que decidiram se separar. 

Abraão deixou Ló escolher a melhor terra. Mais tarde, em Gênesis 14:16, sabemos que Ló mora em Sodoma e que tinha uma esposa. Não sabemos nada sobre ela. 

NÃO É MENCIONADO SEU NOME NA BÍBLIA SAGRADA 

Apenas sabemos que mais tarde Deus resolveu destruir Sodoma e as cidades vizinhas, pois não achou quase nenhuma pessoa justa nelas (leia o relato em Gênesis 19). Naquele dia, Ló perdeu praticamente tudo. 

Os noivos de suas filhas não acreditaram nos anjos de Deus, e ficaram na cidade condenada (GENESIS 19:14). 

A mulher de Ló, em desobediência aos mensageiros de Deus, olhou para trás e se tornou numa estátua de sal (19:17,26). Logo em seguida, as duas filhas de Ló deram vinho para o pai e cometeram incesto com ele e FICARAM GRÁVIDAS. (GENESIS19:30-38).
 
Nos dias de hoje, isto resultaria num grande escandâlo, mas era propósito de Deus este outro tipo de episódio estranho

A história de Ló, junto com aquela de Noé, é lembrada por Jesus (Lucas 17,20-37) como exemplo para nos recordar que o julgamento de Deus vem sem aviso. Jesus pede para seus seguidores lembrarem da MULHER DE LÓ

Observando alguns versículos de Gênesis 19, vemos o triste fim de duas cidades, Sodoma e Gomorra, onde reinava a prostituição. 

Mas vemos também o terrível juízo de Deus sobre a mulher de Ló por causa de um simples gesto seu... ela olhou para trás.

Tudo começou com uma decisão de Ló, lá atrás na história, quando ele ainda estava por perto de Abraão.
Estava havendo entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló, muitas contendas. Para evitar esta briga entre seus servos, Abrão, juntamente, com seu sobrinho Ló, apartaram-se. Disse Abrão a Ló: 

"Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda" (Gênesis 13:9).
E a Bíblia ainda nos diz: "E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada... Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro" (Gênesis 13:10-11).

Ló foi viver com sua esposa e suas filhas numa cidade grande, bonita, atrativa porém cheia de homens maus e pecadores.

Há quem diga que quando se começa a trabalhar em um lugar de mau cheiro. logo de início, a pessoa se sente mal, vomita várias vezes e... tem vontade de desistir do emprego. 

Porém - e isto é que é estranho - depois de algum tempo, a pessoa já está tão acostumada com o mau cheiro que nem mais percebe. O organismo se acostumou e o mau cheiro parece que nem mais existe.

O mesmo deve ter acontecido com Ló, com sua esposa e com toda a sua família. Talvez tenham percebido que apesar de Sodoma ser uma bela cidade, os seus habitantes viviam, diariamente, pecando e em completo desacordo com os mandamentos do Senhor. 

Mas... com o passar do tempo, provavelmente, eles nem mais percebiam o quanto o pecado assolava aquela cidade.
A esposa de Ló era uma mulher rica e, certamente, se acostumou a viver nesta cidade cheia de pecados, luxúria e carnalidade.
Será que ela se apegou às coisas materiais?
Será que ela, realmente, gostava de viver nesta cidade?
Não sabemos quais são as respostas a estas perguntas mas ela, juntamente com Ló, escolheu viver ali. Até aquele momento, a Bíblia não nos relata que havia pelo menos um desta família querendo sair de lá. 

Eles estavam vivendo em Sodoma, apesar da depravação existente.

Muitas vezes, nós cristãos, homens e mulheres de Deus, crentes no Senhor, vivemos em um ambiente onde o pecado existe mas nós nem percebemos, pois já estamos acostumadas. E, pior do que isso, praticamos todo tipo de pecado e dizemos... "Eu não acho nada demais!"
Será que nossos olhos e mente já não estão acostumados com o mundo atual...

A mulher de ló olhou pra trás e viu Sodoma. Olhou pra trás e viu gomorra | olhou pra trás e ficou pra trás.  A mulher de ló olhou pra trás e viu as chamas. Olhou pra trás e viu a lama | olhou pra trás e ficou pra trás.  Quem provou do amor de Deus e da unção do seu espírito. E bebeu água da vida | e saciou a sua sede de eternidade. Não poderá olhar pra trás jamais, jamais
Quem foi salvo como eu, que estava morto no pecado. Inimigo do Senhor, destituído da beleza e da glória. Não poderá olhar pra trás jamais, jamais. Passo a passo, dia a dia e a nova vida pra recomeçar.  Se Deus tirou você de lá, não vale a pena nem olhar pra trás porque...
 (Kleber Lucas)

Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma? Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.
(Marcos 8:35-38)

A mulher de Ló, não aproveitou nada! A esposa deste homem de Deus, olhou pra trás, para a cidade onde estavam suas posses, seu lar, alguns de seus filhos - e recusou abandoná-los. Como resultado, ela não só perdeu o que desejava, mas tudo, até sua alma
Deus nos guia, mas não nos força no caminho da justiça. Aquele casal não era digno de viver numa cidade depravada e sem oral com Deus, Ló aceitou a mudança, porém sua esposa queria viver do mesmo jeito
Os anjos enviados por Deus até levaram a mulher de Ló para fora da cidade. Mas não puderam mudar seu coração.
A mulher de Ló saiu da cidade. Mas a cidade ainda estava em seu coração
Quinze palavras no Antigo Testamento contam a história da mulher de Ló... As quinze palavras são: 
E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal. 
(Gênesis 19:26)

Esta breve biografia dela foi escrita para pessoas que amam mais as coisas do mundo do que as coisas do espírito. A história desta mulher é especialmente para aqueles que não tem a coragem de deixar uma vida fácil e confortável em troca de uma vida de sacrifício pessoal, sofrimento e solidão!

A mulher de Ló fala também às pessoas que não estão dispostas a fugir do pecado quando todos os esforços para remover o pecado falharam

Deus não exige que abramos mão de tudo o que temos, você pode ficar apegado no que quiser. Nem tudo que temos é mau. Mas para servir a Deus temos que negar a si mesmo e abraçar um novo estilo de vida

O que Deus exige é que estejamos dispostos a abrir mão de coisas erradas e fazer o que é certo e correto, andar humildemente em obediência a Ele, e amar uns aos outros, compartilhar bençãos (MIQUÉIAS 6:8)

Esta é a disposição mais importante para a vida de qualquer cristão que se preze e queira viver pela verdade, somente pela verdade - JESUS É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA

***

Um comentário:

  1. Boa palavra
    que o senhor continue lhe abençoando e tbm
    lhe acrescentando conhecimento a cada dia 👐

    ResponderExcluir

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...