quinta-feira, 24 de julho de 2014

APRENDENDO COM MORDECAI






APRENDENDO COM MORDECAI/ MARDOQUEU

Uma das histórias mais intrigantes e emocionantes da Bíblia estão registradas no livro de Esther – Mardoqueu usufrui da DUPLA HONRA (Isaias 61:7 / Salmos 23:6)

Mardoqueu ou Mordecai (algumas traduções bíblicas cita nomes diferentes) era judeu,  servo bom e fiel. Ele desfrutou de uma boa intimidade com Deus

Deus não é mencionado no livro de Esther, em nenhum momento se faz menção do nome de Deus, mas Ele está lá, INVISIVEL mais Real, ONISCIENTE, ONIPOTENTE E ONIPRESENTE, de olho no seu povo escolhido

LEIA O LIVRO INTEIRO DE ESTHER E PERCEBA CLARAMENTE QUEM É O PERSONAGEM PRINCIPAL DESTA HISTÓRIA: O DEUS SOBERANO

Após o último levante de Jerusalém contra o domínio de Nabucodonosor (Babilonia), a família de Mardoqueu foi deportada para a Babilonia

Ele provavelmente nasceu em Susã, cidade que se tornou uma das capitais do Império Persa após Ciro ter conquistado a Babilonia

Também herdou uma posição oficial entre os judeus cativos que o manteve no palácio mesmo após a expulsão dos babilônicos.

Mardoqueu era primo de Hadassa (Esther) que ficou órfã, assim a tratou como um pai. Esther foi escolhida para ser rainha da Persa, isso foi plano de Deus, e no decorrer da história vemos a mão de Deus dirigindo os acontecimentos

Mardoqueu se torna conselheiro de Esther, que esconde sua identidade judia.

 Certa feita, ficou sabendo de uma conspiração para assassinar o rei Assuero, contou a trama a rainha Ester e salvou a vida do monarca

Este ato de bondade ficou esquecido por muito tempo. Mas Deus não esqueceu. A bondade e misericórdia de Deus aparecerá em nossas vidas na hora que mais precisamos e foi assim com Mardoqueu

A vida de Mardoqueu foi repleta de desafios, os quais ele transformou em oportunidades para fazer  o bem e ser bondoso e fiel a Deus em toda situação

Mardoqueu se pôs em conflito com o segundo no comando do Império, Hamã. Embora disposto a servir o rei, Mardoqueu se recusou a curvar-se e reverenciar o representante do rei.

Hamã era orgulhoso e arrogante, ficou furioso, por isso, planejou matar Mardoqueu enforcado e depois todos os judeus da Persa

Seu plano com o tempo se tornou lei para os medos e persas, ele convenceu o rei a assinar um decreto para exterminar os judeus alegando desobediência deles e isso foi aceito

Com isso parecia que os judeus estavam irremediavelmente condenados. Mas Deus não esquece do seu povo, aqui nesta história o interessante é que o nome de Deus nem é mencionado, mas ele é o personagem principal intervindo em todas as situações, por amor de seu nome, para proteger o Seu povo onde eles estiverem

Mardoqueu servo de Deus, tomou a iniciativa de contatar a Esther e contou os planos de Hamã e disse pra ela, que talvez o único motivo de Deus ter permitido que ela fosse escolhida a rainha da Pérsia era para interceder ao rei e salvar seu povo desta ameaça

Mas Deus também o havia colocado no lugar certo anos antes. Quando Mardoqueu denunciou uma conspiração contra o rei, nada foi feito e nem lembrado da sua bondade, Mas Deus Senhor de todas circunstancias entra na história na hora certa

Hamã constrói uma forca na frente de sua casa para enforcar Mardoqueu logo de manhã e na noite anterior Deus entra no sono do rei, o incomoda para ler o livro de crónicas, onde os acontecimentos do reino estão escritos, tira o sono do rei e revela ao rei durante a noite em sua leitura noturna dos documentos históricos de que um tal de Mardoqueu já havia salvado sua vida uma vez, e o rei percebeu que nada foi feito, nenhum agradecimento, nenhum obrigado

Continue fazendo o bem, mesmo que ninguém diga obrigado, mesmo que ninguém agradeça e nem perceba o resultado de suas ações, na hora certa, quando você mais precisar Deus se lembrará de você

O rei Assuero levanta bem cedo e resolve honrar Mardoqueu. Justamente no dia que alguém estava planejando sua morte.
A grande honraria que o rei proporcionou a Mardoqueu arruinou o plano de Hamã de pendurá-lo numa forca. Deus havia preparado uma eficiente estratégia contra a qual o plano maligno de Hamã não poderia prevalecer

Promessas de livramento de Deus - DUPLA HONRA: Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. Isaías 61:7

O rei chama logo cedo Hamã e pede conselhos sobre como honrar alguém muito importante. Hamã na sua arrogância e vaidade pensa que é ele esse alguém importante.

Hamã pede que o rei coloque uma coroa real, uma anel e de poder e autoridade sobre essa pessoa a ser honrada e o monte num cavalo branco real e o mostre a todo reino

Pois bem, O rei Assuero revela que esse alguém é Mardoqueu e que o próprio Hamã deveria fazer o desfile civico para honrar Mardoqueu

Hamã fica arrasado em saber que o cara que ele queria enforcar logo de manhã se torna um “ alguém” poderoso no reino, ganha um novo emprego e um livramento de morte (DUPLA HONRA)

Mais tarde a rainha Esther arrisca sua vida e entra na presença do rei para revelar sua identidade e pedir misericórdia ao decreto de Hamã de eliminar todos os judeus da nação Persa, ela pede ao povo de Deus jejum e oração

O rei pede para enforcar Hamã por toda esta maldade e conspiração feita em suas costas, na própria forca que construiu para eliminar Mardoqueu

Infelizmente o rei não poderia mudar o decreto,  mas deu ordens a todo povo de Deus se armar, se unir em um só propósito para se defender dos seus inimigos

E Deus fez com que o povo de Deus prevalecesse na Pérsia lutando e se defendendo unidos contra as ordens do inimigo

Por causa destes acontecimentos Mardoqueu instituiu a  festa judaica do Purim que é celebrada até os dias de hoje, comemorando os livramentos de Deus sobre seu povo na Pérsia

Mardoqueu toma o lugar de Hamã, se torna o segundo do reino, é respeitado por toda a parte, teve uma longa carreira de serviços prestados ao rei e em favor dos judeus.

Na vida de MARDOQUEU, Deus combinou caráter e circunstancias para realizar grandes coisas.

Deus não mudou seu estilo de trabalho. Deus está usando as situações que você e eu enfrentamos todos os dias, para tecer um padrão de santidade, de obediência e de temor, em nosso caráter, para sermos bons, fiéis e íntegros em tudo que fazermos

Pare e peça ajuda a Deus para agir de forma certa e correta nas situações contrárias e difíceis que você se encontra hoje. Ele está moldando e aperfeiçoando o caráter daqueles que servem a Deus em qualquer época, tudo por amor do Seu nome, pela promessa de proteger o Seu povo por toda a eternidade

As oportunidades que temos são mais importantes do que aquelas que desejaríamos ter tido. Podemos confiar em Deus para tecer os acontecimentos da vida para o nosso bem, embora possamos não estar aptos e nem entender a totalidade de sua atuação

As recompensas pelas atitudes boas e corretas são algumas vezes adiadas mas são garantidas pelo próprio Deus

Faça como Mardoqueu/Mordecai sirva a Deus em qualquer tempo e usufrua da bondade e misericórdia de Deus na hora que mais precisar...  Seja benção na mão Dele


***

2 comentários:

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...