quarta-feira, 2 de julho de 2014

APRENDENDO COM APOLO




O GRANDE PREGADOR

Algumas pessoas tem um surpreendente talento natural para falar em público. Há uma facilidade enorme em discutir qualquer assunto, porém, poucos tem uma grande mensagem para transmitir. HOJE EM DIA É MUITO COMUM, ouvirmos excelentes pregadores do EVANGELHO, há muitos recursos, informações e muita gente se destaca por falar bem em público, uns até decoram a fala de outros, são genéricos... cópia da cópia, da cópia de grandes PREGADORES

APOLO não conhecia totalmente o EVANGELHO, mesmo assim. falava e pregava claramente em público e muitos apreciavam sua mensagem

Quando Apolo chegou em Éfeso, logo após a partida de Paulo, causou um impacto imediato. Discursou corajosamente em público, interpretando e aplicando os ensinamentos do Antigo Testamento eficazmente.

Debateu com os oponentes do Cristianismo de forma vigorosa e eficiente

Ele provavelmente exortou as pessoas a arrependerem-se e acreditarem no EVANGELHO, levando muitas pessoas a terem fé em JESUS.

APOLO precisava aprender mais de DEUS, ser mais humilde, AUTÊNTICO E ORIGINAL. 

Priscila e Áquila, eram cristãos também entendiam muito do Evangelho, no entanto, levaram Apolo para casa a fim de pô-lo a par de tudo o que havia acontecido com Jesus.

Ao contarem a ele sobre a vida, a morte e a ressurreição de Jesus, e sobre a vinda do Espírito Santo, Apolo deve ter visto os textos das Escrituras se tornarem mais claros

Só depois de conhecer o EVANGELHO completamente e ficar cheio de nova energia e coragem, Apolo decidiu viajar para Acaia. Seus amigos em Éfeso enviaram com ele uma calorosa carta de apresentação.

Apolo se tornou rapidamente o ORADOR/PREGADOR predileto dos cristãos em CORINTO, porque sabia falar em público muito bem, debatia com os oponentes ao evangelho em qualquer lugar, não tinha para ninguém, o cara era fera em falar das Escrituras

A habilidade de Apolo criou um problema. Alguns Cristãos de CORINTO começaram a seguir APOLO, começaram a idolatrar o homem, começaram a seguir APOLO, em vez de seguir a sua MENSAGEM.

Se tivesse rede social naquela época, com certeza, as pessoas criariam uma página, um site, em homenagem ao grande pregador APOLO

O apóstolo e outro líder dos cristãos chamado Paulo teve de confrontar os coríntios a respeito de uma divisão na IGREJA, uns preferiam APOLO pregando o Evangelho, outros preferiam PAULO, e ainda tinha preferência por PEDRO

Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
(1 Coríntios 3:3-9)

Os cristãos de Corinto haviam formado pequenos grupos, cada um se denominava pelo nome de seu PREGADOR FAVORITO, não pelo de JESUS CRISTO.

Paulo entra na história para desfazer estes pequenos grupos de apreciadores de PASTORES e fazer com que todo mundo tivesse preferência pelas MENSAGENS e nunca por PREGADORES

Embora os talentos naturais de Apolo, suas habilidades pudessem tê-lo tornado orgulhoso. Apolo se mostrou disposto a aprender

Deus usou PRISCILA E ÁQUILA, que haviam acabado de converter-se, tendo passado meses ao lado de PAULO, para transmitir o EVANGELHO completo a APOLO.

Por não ter hesitado em aprender tudo, Apolo se tornou um professor/mestre ainda melhor. Ele foi um pregador talentoso, eloquente e persuasivo, um defensor da fé na igreja primitiva, mostrou-se disposto a ser ensinado, para não ficar orgulhoso por causa de sua popularidade

E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Aqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus.
Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam.
Porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo. (Atos 18:24-28)


Hoje não é muito diferente, HÁ MUITA IDOLATRIA NA IGREJA, pessoas que preferem e bajulam PREGADORES em vez de prestarem atenção a MENSAGEM

Se o pastor ou o pregador preferido não estiver na igreja, muitos cristãos ficam até chateados e nem prestam tanta atenção aos outros mensageiros que Deus também quer usar

Infelizmente é assim que acontece, mas Paulo já advertiu os cristãos há tempos, prestem atenção na MENSAGEM e não somente no MENSAGEIRO: Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.  (1 Coríntios 3:3-9)


***



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...